Já imaginou como seria a sua vida em um mundo onde não é necessário um motorista para dirigir um carro? As pessoas poderiam, facilmente, olhar suas redes sociais, ler um livro, uma revista, ou, até mesmo, falar no telefone enquanto estivessem no trânsito.

Isso certamente evitaria muito estresse, mas estamos longe de ver um carro que não precise de motorista, certo? Errado! Embora a maioria das pessoas ainda não saiba, já existem carros que “dirigem” sozinhos por aí, e hoje, vamos mostrar pra você quais são eles e falar um pouco sobre seus benefícios.

 

Uber

uber_taxi
Para quem ainda não está por dentro desse assunto, a Uber é uma empresa americana, que chegou ao Brasil há poucos anos e oferece serviço de transporte particular, concorrendo diretamente com os táxis.

Em setembro desse ano, a Uber apresentou nos Estados Unidos, veículos que podem ser coordenados por GPS ou por um único computador. Essa empresa é fortemente reconhecida no mercado, devido à sua capacidade de promover inovações tecnológicas nunca vistas, além de oferecer um serviço de transporte muito eficiente e de qualidade aos seus clientes.

Os veículos em questão, todos Ford Fusion, estavam sendo testados no Centro de Tecnologias Avançadas do Uber, na Pensilvânia. No entanto, se esse modelo for realmente admitido, a própria empresa estará lançando um concorrente para seus motoristas, e, principalmente, quem ainda trabalha dirigindo táxis.

No entanto, já é possível observar a admiração das pessoas, que anseiam pela chegada dessa nova tecnologia no Brasil, que promete ser mais eficaz, e proporcionar privacidade e tempo livre aos que utilizarem os veículos inteligentes, como são chamados.

 

Google

google-car
Depois de muitos testes, no ano de 2014, a empresa Google revelou o Self-Driving Car, que como o próprio nome já diz, dispensa um motorista. Na verdade, já existem dois modelos desses carros, o primeiro deles conta com vários sensores e computador de bordo, e o segundo, é mais compacto, não possui pedal e nem um volante.

Os carros funcionam a partir de um sistema push button, o que possibilita a automatização do veículo. Além disso, o Google fez com que deficientes físicos pudessem testar o Self-Driving Car, o que nos leva à perceber um grande benefício desse modelo de transporte.

 

Benefícios dos carros autônomos

eurobo
Como foi citado anteriormente, deficientes físicos terão uma grande ajuda a partir do uso de carros autônomos, uma vez que algumas pessoas com deficiência dependem completamente de um motorista. A partir do carro autônomo, um deficiente pode alcançar sua independência dentro do veículo.

Além disso, as atividades de todas as outras pessoas se tornarão mais fáceis, já que o tempo para ir ao supermercado, ao médico, à faculdade, que antes era perdido no trânsito, agora pode ser aproveitado. Um universitário, por exemplo, pode estudar no caminho para uma prova.

O filme “Eu, Robô”, estrelado pelo ator Will Smith já nos dá uma pequena noção sobre como seria essa realidade, caso a tecnologia chegasse de fato ao Brasil. Estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para que os carros inteligentes sejam aprovados, assim, todos, principalmente pessoas com limitações, poderão desfrutar de seus benefícios.