O Natal é uma data conhecida pelo consumo exacerbado e por ser a mais esperada pelos comerciantes de todo mundo. No Brasil, é a data que mais se consome, competindo com o dia das mães a liderança. Fora os presentes, há um grande desperdício de comida da Ceia e outras festas, além de recursos como plástico, papéis e isopor.

As crianças crescem sendo incentivadas a pedir brinquedos para o Papai Noel, só se fala nisso e a maioria das pessoas são, de alguma forma, atingidas pelo Natal. Portanto, acreditamos na importância de falar sobre isso.

Nós, do Alooga, também gostamos de festas de Natal. Queremos estar entre familiares e amigos, celebrar as conquistas do ano que vai entrar, deixar os desafios de 2015 pra trás e vivenciar toda esperança dessa época.

Queremos fazer tudo isso cada vez com mais responsabilidade e viemos compartilhar algumas informações relevantes para incentivá-lo ou incentivá-la a usar da sua criatividade e pensar fora da caixa quando o assunto é natal e consumo responsável – e usar as dicas nesse ano e em todas as datas comemorativas a partir de agora!

Por isso, separamos algumas dicas que provam que Natal e consumo responsável podem, sim, caminhar juntos. Confira:

1. Presentes sustentáveis

O Canal Fubá Educação Ambiental e Criatividade sugeriu fazer comidinhas, resgatar fotografias antigas e algumas outras lembrancinhas. Além dessas sugestões, ela também fala da importância da consciência e educação. Se liga:

 

2. Consciência global

Essas dicas são do Instituto Akatu, organização referência em consumo responsável no Brasil. Nesse link e nesse outro, o Instituto problematiza a questão do consumo no Natal e dá dicas em vários aspectos desde árvore, presentes e ceia. Vale a pena ler!

3. As melhores coisas da vida não são coisas

Quando um consumidor responsável para e pensa sobre a real necessidade das coisas que quer ganhar de presente, essa pessoa, no mínimo está se dando de presente uma sessão de terapia, o famoso autoconhecimento. Se esse é seu caso e você acredita que não existe nada que você queira mais tanto assim e decide gastar seu “crédito de Natal” com quem e o quê precisa mais que você, conheça o FeliciCard:

No lugar de um presente comum, uma doação.

Funciona assim: você compra um FeliciCard e o presenteado recebe uma mensagem, contando a novidade.

Saiba mais sobre essa ação aqui.

4. Natal sem lixo

Por último, dois posts do site Um Ano Sem Lixo. Confira as dicas de não-presentes e dicas para presentes de natal “lixo zero. Você pode pegar várias dicas e aplicar no seu dia a dia também depois das festas 🙂

Ficou inspirada ou inspirado? Compartilhe sua ideia com a gente aqui nos comentários

Ah, e é claro! O que você puder evitar de comprar e puder aloogar, se liga e Alooga!